desespero

A abertura de um negócio é um momento chave para qualquer um que deseja ingressar no empreendedorismo. É nessa fase em que todas as ideias, a pesquisa e o esclarecimento de dúvidas sobre abrir uma empresa já tomaram forma e as ações práticas do início do negócio começarão a ser executadas. Esse momento é o ingresso, de fato, no mundo dos negócios, e começar bem é fundamental para encaminhar seu sonho ao sucesso.

Mas é preciso ter muita atenção: erros cometidos nessa etapa podem comprometer toda a continuidade da empresa e serem fatais ao negócio. Se você não quer ver seu sonho acabar pouco tempo depois de começar a tomar forma, é importante fazer bem a lição de casa e iniciar a atividade preparado, com condições de enfrentar os desafios que todo empreendimento tem.

Veja quais são os 4 erros que farão sua empresa fracassar logo de cara, na abertura do negócio.

Plano de negócios

O plano de negócios será a diretriz da empresa, o mapa a ser seguido durante as atividades. Esse documento precisa estar bem claro, detalhado e consistente para que os rumos empresariais sejam corretos, ainda mais no começo da empresa.

Um bom plano de negócios contém não só informações básicas, como a área de atuação da empresa, o mercado disponível, a concorrência, as quantias disponíveis para investimento, capital de giro e contratações, mas também deve trazer o máximo de informações sobre esses quesitos e também as projeções, com prazos e metas. O plano deve ser adaptado e melhorado ao longo da vida da empresa, mas ele tem que ser muito bem fundamentado para que o começo seja bom.

Por isso, pesquisar, ser realista e dedicar muito tempo e disposição na elaboração do plano de negócios é importantíssimo. Omitir ou se esquecer de informações deixarão a empresa vulnerável a erros e, conforme a informação deixada de lado, o negócio irá durar muito menos do que se deseja.

Misturar a pessoa física e a jurídica – princípio da entidade

Esse erro não deve ser cometido nem na abertura, nem durante o crescimento da empresa: misturar as finanças pessoais e as do negócio. Os rendimentos da pessoa física e da pessoa jurídica devem ser sempre separados, para que nenhum dos lados prejudique o outro e também para não perder o controle sobre a quantidade real de dinheiro disponível, seja no caixa da empresa, seja na conta bancária pessoal. Os rendimentos e as contas pessoais devem ser totalmente apartados das empresariais.

Montar uma equipe por camaradagem e favor

Os sócios e os colaboradores da sua empresa precisam ser escolhidos com muito critério. Lembre-se que a abertura do seu empreendimento é um momento crucial, então é necessário ter pessoas capazes ao seu lado para lhe ajudarem a construir a empresa. Essa equipe, do sócio ao estagiário, se houver, deve ser eficiente, alinhada com seus objetivos e altamente capazes de assumir responsabilidade e cumprir suas tarefas bem.

Não considere na montagem da sua equipe relações de amizade ou familiares. O seu negócio é um trabalho, então quem deve participar dele tem que ser o melhor profissional possível, para ajudá-lo na árdua tarefa de abrir e tocar uma empresa. Trabalhar com amigos ou familiares que não tenham condições profissionais de ajudar o empreendimento a crescer pode acabar com qualquer negócio, amizade ou relação familiar.

Eu sei tudo

O empreendedor está em constante aprendizado para fazer seu negócio se aprimorar e crescer. Não adianta se iludir pensando que sabe de tudo e abrir um negócio, sem perguntar a ninguém, pesquisar nada nem se questionar. Enganar-se dessa forma fará sua empresa naufragar de maneira trágica.

Você pode amar o que faz e ter muito conhecimento a respeito, mas, ainda assim, é obrigatório ser humilde e procurar informações e opiniões diversas que colaborem na construção do modelo de negócios da empresa. Quanto mais informações, mais aprendizado você terá e maiores serão as chances de começar a atividade comercial com o pé direito. Não se iluda acreditando que sabe tudo, e aproveite toda e qualquer oportunidade para aprender.

Hoje 2

Ontem 10

Esta Semana 32

Este mês 128

Sempre 15854

Kubik-Rubik Joomla! Extensions

Flag Counter